Disk Mail Denúncia:imprensaproibida@gmail.com

31 de dez. de 2026

CENSURA LIVRE

JÁ NÃO TEMOS “ IMPRENSA LIVRE ”
Luiz Tadeu

Em fins do mês de novembro do ano passado, disputei eleições para a Presidência da OAB – São Sebastião/Ilhabela. A chapa opositora foi apoiada abertamente pelo Prefeito de São Sebastião, Juan Manoel Pons Garcia, que inclusive chegou a fazer reuniões a respeito em seu próprio gabinete . Aqui, cerveja gelada.Preço barato, porque não pago aluguel. Coerentemente, a classe dos advogados não quis ficar submissa ao poder público municipal e elegeu nossa chapa pela terceira vez.
Alguns dias antes do pleito, a advogada da oposição esteve no jornal “Imprensa Livre”, onde disse que: “agora sim, sentia um grande prazer em estar no jornal”, o que causou surpresa na redação. Diante do seu peculiar estilo, afirmou categoricamente que: “em muito pouco tempo o Dr.Luiz Tadeu deixaria de escrever no jornal”, o que também foi motivo de surpresa.
Trocando em miúdos, a verdade é que a “previsão” da referida advogada se confirmou. Primeiramente, o jornal “Imprensa Livre” deixou de publicar os artigos da renomada jornalista e escritora Regina Helena de Paiva Ramos, por suas críticas ao Prefeito Juan. No último dia 9, fui informado pelo jornalista Cesar, editor do jornal, que por ordem dos donos do jornal, pertencente ao grupo Mendes Plaza de Santos, os mesmos portugueses que, segunda consta, são parceiros do Prefeito Juan, meus artigos não mais seriam publicados.
Por quase cinco anos colaborei com o jornal, dando minha opinião a respeito de acontecimentos locais e nacionais. Foi inevitável nesses últimos dois anos não tecer críticas às atitudes do Prefeito Juan, dentre estas, a tentativa arbitrária de fechar escritórios de advocacia. Nesse caso, o poder judiciário deu ganho de causa para a OAB, anulando as autuações feitas pela Prefeitura.
O momento é de apreensão. Já não temos um jornal local em que possamos confiar. Certamente, teremos de encontrar alternativas para preencher este vazio.
A mudança dos rumos do “Imprensa Livre” foi tão evidente que São Sebastião parece estar num verdadeiro paraíso. Nem mesmo um encaminhamento da OAB para o Delegado Seccional de Polícia, solicitando informações a respeito da tentativa de incêndio sofrida pelo jornal há oito meses, mereceu qualquer linha de registro em suas páginas. Da mesma forma, o atentado sofrido pelo Prefeito Juan e sua família, também objeto de questionamento pela OAB, sequer foi noticiado. Parece que estes fatos que abalaram o nosso município, não tiveram a menor importância, ou mesmo não existiram. Será?

Nenhum comentário: