Disk Mail Denúncia:imprensaproibida@gmail.com

30 de dez. de 2023

O que segura Encarnação?

O que segura Encarnação?
Catarina Martins Militante , do Bloco , de Esquerda . jn


Em Lisboa, a Câmara é dissolvida e há eleições. Em Coimbra, o executivo municipal PSD/CDS-PP de Carlos Encarnação mantém-se, como se nada fosse. Contudo, se, em Lisboa, o presidente e alguns vereadores são arguidos num caso fortemente lesivo para o município, a Câmara de Coimbra é condenada num negócio que não o é menos - o Euro Stadium. E outros processos se acumulam aquele em que a Câmara é arguida por violação do Plano Director Municipal (PDM) nos Jardins do Mondego, aquele em que José Eduardo Simões, ex-director Municipal da Administração do Território, nomeado por Encarnação, é acusado de corrupção por actos de favorecimento ao clube de futebol da Académica de Coimbra, do qual é presidente; aquele em que a empresa Metro Mondego é condenada pela demolição ilegal de prédios numa zona histórica da Baixa de Coimbra, com participação activa da Câmara; aquele em que o conselho de administração da empresa municipal Águas de Coimbra é citado pelo Tribunal de Contas, por abusos e ilegalidades, sendo os gestores em causa vereadores da Câmara de Coimbra, da predilecção de Carlos Encarnação (um deles era, até há bem pouco tempo, vice-presidente do executivo, o outro é vereador das finanças). Acresce todo um rol de negócios menos claros, todos eles na área do urbanismo, em relação aos quais o PSD na Câmara e na Assembleia Municipal se encarniça para evitar a transparência, por razões óbvias: por exemplo, no Plano de Pormenor da Arregaça e no Plano Estratégico e de Urbanização da Cidade de Coimbra, as entidades a quem foi entregue a sua elaboração têm interesses no negócio imobiliário. .

Um comentário:

Anônimo disse...

Grupo português quer investir em Santos



Investir em Santos é uma das metas de um grupo português que está na Cidade. Nesta terça-feira (12), os representantes puderam conhecer melhor o potencial da Cidade, principalmente do Centro Histórico.
Impressionado com o crescimento de Santos nos últimos quatro anos – quando visitou Santos pela primeira vez – António Simões Tomnás, diretor coordenador do Banco Internacional de Crédito, que tem sede em Lisboa, garantiu que o grupo financeiro tem interesse em investir na Cidade.
“Temos diversos negócios no Norte e Nordeste e Santos está em nossos planos de investimentos”, comentou, não descartando a possibilidade de escolher o Centro da Cidade. “Tive a impressão que estava em Lisboa há 10 anos atrás quando visitei o Centro”, afirmou, lembrando que, também, em Lisboa foi realizado um trabalho de revitalização, que transformou o local em uma grande atração turística da Europa.
O diretor da instituição bancária estava acompanhado de Marcelo Matusita, também do Grupo Espírito Santos Investment, e de Emidio Mendes, do Grupo Quinta do Junqueiro.