Disk Mail Denúncia:imprensaproibida@gmail.com

31 de dez. de 2026

PASSA POR MIM NA BEIRA RIO

Investigação: Financiamento partidário
PS recebeu dinheiro de empreiteiros
Durante dois anos, a Polícia Judiciária de Coimbra investigou à lupa os negócios de Luís Vilar, dirigente e autarca socialista naquela cidade. E descobriu que o vereador, sem pelouro e sem ordenado na Câmara, conseguiu nos últimos anos amealhar uma fortuna invejável. No processo, que o CM consultou, é evidenciado que Vilar era o homem do “dinheiro” em Coimbra, o principal “financiador” do PS, ao ponto de Vítor Baptista, candidato à presidência, precisar que aquele fosse avalista da sua campanha. Foi feita uma livrança de 100 mil euros para que a mesma se concretizasse, tendo ainda Vilar emprestado 20 mil euros ao candidato a presidente. Os negócios foram investigados e embora o MP acabasse por propor o arquivamento de muitos destes casos, uma verdade tornou-se evidente. As cumplicidades no poder local geram compadrios difíceis de entender.
Designadamente como é que os empresários com negócios pendentes na autarquia, emprestam ou pedem emprestado dinheiro a vereadores. E como de forma ilegal se financiam campanhas eleitorais, na expectativa de favores futuros.Pediu dinheiro a empreiteiro.O empresário Emídio Mendes conseguiu construir um lote de prédios com um andar a mais do que o previsto, nos Jardins do Mondego, em Coimbra. A investigação feita pela PJ encontrou também estranhas ligações daquele empreiteiro a Luís Vilar. Primeiro foi financiador confesso da campanha do PS em dez mil euros – sem ter recebido recibo – depois entregou uma quantia não determinada ao vereador para que reformasse as letras que havia feito para emprestar a Vítor Baptista.Está tudo nas escutas telefónicas e as explicações dadas pelos envolvidos não batem certo. Emídio Mendes confessa efectivamente ter dado dez mil euros a Vilar, mas ao PS só chegou metade. O recibo, no entanto, não foi passado em nome do empreiteiro, mas sim do autarca, que passou por benemérito.Depois, Vítor Baptista diz desconhecer os pedidos subsequentes feitos por Vilar junto de Emídio Mendes para que aquele lhe desse mais dinheiro. O autarca parecia preocupado com a livrança que precisava de ser reformada, mas o empreiteiro tentava esquivar-se. Diz a PJ que ainda lhe deu uma segunda quantia, em montante que não conseguiu determinar, num encontro que foi vigiado pelos investigadores.
CORREIO DA MANHA 29-10-07

2 comentários:

Anônimo disse...

Antes de mais, bem-vindo ao nosso site. Desejo que através de alguma das nossas empresas possamos ser-lhe útil.

No início das relações comerciais e pessoais, é natural que existam algumas interrogações sobre como irá correr o relacionamento, pois afinal não nos conhecemos.

Para o ajudar, gostaria de lhe falar sobre algumas coisas em que acredito e que estão na base das empresas, negócios e serviços que lhe disponibilizamos;

Acredito na verdade;
Acredito no bem e no mal, e que cada um de nós deve saber distingui-los;
Acredito na satisfação no trabalho e quando não a tivermos, devemos identificar o que nos “preocupa” e nos impede de sermos felizes, pois só assim poderemos “ocupar-nos” verdadeiramente;
Acredito que é possível fazer diferente, melhor e com qualidade. Fazer igual não é desafio, gera descontentamento e é sinal de falta de ambição;
Acredito nas pessoas, na sua capacidade de decisão e de realização;
Para finalizar, acredito no respeito pelos outros, pois só este nos traz a confiança e lealdade de que necessitamos para os nossos projectos;
Diariamente tento “ocupar-me” para que nos meus actos e decisões, estas crenças estejam presentes e com reflexo directo em todas as nossas realizações, objectivando melhor servir nossos clientes e proporcionar um excelente ambiente de trabalho aos nossos colaboradores.

Espero sinceramente que lhe tenha transmitido nestas poucas palavras a segurança necessária para nos distinguir com a sua preferência…

Com os melhores cumprimentos pessoais,

Emídio Mendes

Anônimo disse...

Litoral Paulista, Terça-Feira, 06 de Novembro de 2007 :: 23:25 Geral > Polícia
Terça-Feira, 6 de Novembro de 2007, 10:42

Imagens mostram momento do assalto a joalheria

De A Tribuna On-line





Imagens do circuito interno da joalheria Zenith, no Shopping Praiamar, mostram o momento em que um dos bandidos, armado, assalta a loja. O crime ocorreu na noite deste domingo e foi motivo de protesto do estabelecimento, nesta segunda-feira.



Nesta terça, donos da joalheria devem ter uma reunião com o empresário Armênio Mendes, dono do shopping.



Em menos de três minutos, a quadrilha armada invadiu e assaltou a joalheria e a ação dos bandidos foi registrada pelas câmeras de segurança da loja.



Na imagem, um dos assaltantes retira o revólver da cintura. Um homem de camisa listrada entrega uma mochila para o comparsa recolher as jóias. Outro bandido entra também com uma sacola. Ele observa a ação e depois ajuda os outros a recolher as mercadorias. O grupo retira o material exposto nas vitrines com rapidez, e deixa o local calmamente.



Clientes da loja presenciaram o roubo. Uma funcionária passou mal e teve de ficar sentada. Um dos donos da loja, que prefere não se identificar, diz que pensa em deixar o negócio.



Logo após o assalto, dois acusados foram presos há poucas quadras do shopping. A dupla confessou a participação no crime. A polícia ainda não tem pistas dos outros assaltantes. O caso está sendo investigado pelo 3º Distrito Policial da cidade.



Nesta segunda-feira, a loja ficou fechada. Funcionários passaram o dia calculando o prejuízo. O valor ainda não foi divulgado. Para protestar contra o assalto, os proprietários colocaram cartazes nas vitrines.



Socorro



Entre os dizeres dos cartazes estavam ‘‘Somos vítimas do Praiamar. Socorro!’’ e ‘‘Segunda vez em menos de dois meses’’.



A dona da joalheria, Fabiana do Carmo Figueiredo, diz que a manifestação foi motivada pelo fato de a joalheria já ter sido assaltada há pouco mais de 45 dias e os donos não terem recebido nenhum respaldo do shopping.



Fabiana afirma que olhou a escala de seguranças do Praiamar. ‘‘Há 10 seguranças, com dois de folga. Ou seja, oito seguranças para o shopping todo. Eles são despreparados. A segurança é fraca no Praiamar’’. Ela afirma que, após o primeiro assalto, a administração do shopping se comprometeu a contratar mais quatro seguranças — o que não ocorreu, segundo ela. As informações são do G1 e de A Tribuna.